- Área: 35 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:José F. Costa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado na zona histórica de Santa Catarina em Lisboa, tem mais de 150 anos e nos últimos 50 sofreu várias intervenções no rés-do-chão que danificaram a sua estrutura.
O conceito foi renovar um espaço de 35 metro quadrados, integrando o nosso trabalho como arquitetos e artesãos no processo de “desenho” como um modelo sustentável para outras reabilitações que o nosso estúdio fará na cidade.
A intervenção principal eliminou as paredes interiores que não eram estruturais e fragmentavam o espaço. Nesta intervenção foi colocada uma cintura estrutural perimetral para reforçar a estrutura original danificada, criando um espaço aberto.
O objetivo foi alcançar um impacto ambiental e social positivo e nesse sentido o processo integrou ofícios em desaparecimento como a carpintaria tradicional e o uso de materiais naturais e com baixa pegada de carbono: madeira e terra, palha e cal.
O espaço é organizado com várias texturas de materiais que fisicamente se complementam porque são flexíveis, porosos respiráveis. O equilíbrio e estabilidade da humidade relativa interior refletem estas características.
A nossa participação foi integral e o espaço de obra foi uma oficina permanente permitindo igualmente uma contínua investigação: do desenho, colocação e soldagem da estrutura, rebocos, desenho e construção do mobiliário, candeeiros e revestimentos. A participação continua na obra permitiu um total controlo e estudo do detalhe construtivo.
Durante o processo foram treinados dois trabalhadores sobre como trabalhar com rebocos de cal e terra para integrá-los em momentos específicos da obra.
Este espaço aberto permite a flexibilidade de várias funções e atividades porque apesar de vários elementos de reforço estrutural, eles são integrados e participam na organização global do espaço.
Apesar das suas dimensões este projeto representa um modo de reabilitação alternativo através de um processo, investigação e tecnologias sustentáveis, funcionando como um protótipo ecológico à escala real.